Nova Odessa

Banda Sinfônica de Nova Odessa realiza ‘Concerto Gospel’ gratuito

0

Nesta quinta-feira (28/07), a Banda Sinfônica Municipal Professor Gunars Tiss, mantida pela Prefeitura de Nova Odessa, vai realizar um concerto gospel na 1ª Igreja Batista da cidade, região da Fazenda Velha, às 20h. A Igreja está localizada na Estrada Rodolfo Kivitz, no quilômetro 04. A apresentação conta com composições de Robert Sheldon, Satoshi Yagisawa, Ed Dickinson, Camp Kirkland e Andraé Edward Crouch. Além disso, a Banda Municipal recebe nesta data dois solistas convidados – Ronaldo Marquetti, no saxofone alto, e Felipe Coelho, no trombone.

“O concerto gospel, utilizará obras temáticas, passando do erudito ao popular. Executaremos dois poemas sinfônicos, que retratam acontecimentos da Bíblia Sagrada. Já a segunda parte do concerto teremos os dois solistas convidados. O maior desafio desse tipo de apresentação é transmitir através da música essas histórias”, explicou o regente da Banda Sinfônica de Nova Odessa, Marco Almeida Jr.

“Enxergo esse concerto de maneira muito especial, pois a igreja onde iremos nos apresentar (Primeira Igreja Batista) tem forte ligação com o professor Gunars Tiss, que dá nome a Banda Municipal. Com certeza será uma apresentação emocionante, onde poderemos viajar na história através das músicas”, disse Marco.

A BANDA

Criada em 1987, a Banda Sinfônica de Nova Odessa foi nomeada “Professor Gunars Tiss” em 1998. É mantida pela Prefeitura e vem se consolidando como uma referência cultural da cidade. Foi nove vezes campeã estadual (1994, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002 e 2004) e bicampeã nacional de bandas (1999 e 2000). Em 1997, sagrou-se campeã do Concurso Pró-Banda, da Secretaria Estadual de Cultura do Estado de São Paulo.

Em maio de 2001, lançou seu primeiro CD, “Encontro com a Música”, em parceria com a Secretaria de Educação Municipal. Em 2006, lançou o segundo CD, “A Música Modo Quartal do Nordeste Brasileiro”, com obras do compositor Normando Carneiro da Silva e que serviu para sua tese de doutorado em Portugal. Em 2007, veio o terceiro álbum, em parceria com a Funarte, servindo de referência sonora para mais de 1.400 bandas cadastradas no Ministério da Cultura.

Atualmente, a Banda Sinfônica Municipal conta com 38 de um total de 44 integrantes. Seu repertório é eclético, indo do erudito ao popular e abrangendo todos os gêneros musicais. Além das apresentações na cidade, participa de diversos eventos regionais, estaduais e nacionais, levando o nome de Nova Odessa para todo o Brasil.

paginapopular

Prefeitura de Nova Odessa inicia entrega dos kits escolares a 5.600 alunos

Previous article

Voleibol feminino de Americana passa para próxima fase dos Jogos Regionais

Next article

You may also like

Comments

Comments are closed.

More in Nova Odessa