Nova Odessa

Coden inicia batimetria para projetos de desassoreamento das represas

0

Coden Ambiental, empresa municipal e concessionária dos serviços de Saneamento Básico de Nova Odessa, inicia em agosto a batimetria das represas dos sistemas Lopes, Recanto e Palmital. O levantamento dos dados batimétricos deve ser concluído em quatro meses e determinará com precisão o volume máximo de armazenamento de água bruta nos reservatórios hídricos responsáveis pelo abastecimento do município.

Com subsídios técnicos confiáveis acerca da profundidade desses mananciais de superfície (represas), bem como da quantidade de sedimento existente atualmente em seus leitos, será possível planejar com segurança os projetos de desassoreamento, bem como outras ações preventivas “para que a oferta de água à população não seja afetada, principalmente em períodos de estiagem, quando a vazão é baixa e pode levar o sistema de captação a operar na reserva”.

As medições do fundo das represas serão feitas com um aparelho ecobatímetro integrado ao GPS (Sistema de Posicionamento Global). A coleta de dados também se baseará em imagens de satélite e drones, mapas topográficos e banco de dados georreferenciados.

De acordo com o diretor Técnico da Coden Ambiental, engenheiro Rean Gustavo Sobrinho, “embora a execução da batimetria seja recomendável periodicamente, há quase uma década esse tipo de trabalho não era feito, o que estava impedindo a empresa de definir parâmetros adequados para os desassoreamentos”.

“Com o passar do tempo, um volume expressivo de sedimentos vem sendo depositado no fundo das represas trazidos pelas enxurradas e o manejo indevido do solo nas áreas vizinhas, o que compromete a quantidade e a qualidade da água bruta disponível. A batimetria permitirá a correta retirada desse material, sem colocar em risco a capacidade produtiva das represas e aumentando a disponibilidade hídrica. Por isso, é uma das prioridades da nossa atual gestão”, explicou o diretor.

“Recuperar a capacidade máxima das nossas represas é fundamental para termos mais segurança para aguentar os meses de inverno, cada vez mais secos. Afinal, mas mais de 30 anos que não se constrói uma nova represa em Nova Odessa”, destacou o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho – que tem planos para construir ao menos mais um reservatório.

SEGURANÇA HÍDRICA

A batimetria faz parte de um conjunto de ações que estão em curso na Coden com o objetivo de preparar as unidades de captação, tratamento e distribuição de água para o enfrentamento dos impactos ocasionados pelas mudanças climáticas, entre eles a escassez de chuvas, já prevista por especialistas. Recentemente, a empresa concluiu o desassoreamento da represa São Jorge, que compõe o Sistema Lopes. No próximo mês, deverá finalizar a limpeza da represa Recanto 1, que inclui a retirada das plantas macrófitas e algas.

Somam-se ainda a esta estratégia outras obras que estão em andamento, como a impermeabilização de um dos reservatórios de água tratada do Sistema Klavin, que estava desativado há 11 anos; a primeira reforma estrutural do reservatório “Castelo”, em atividade há mais de 50 anos; a construção de redes, adutoras e reservatório para levar água tratada à região do Pós-Anhanguera e que deverá ser finalizada no início de 2023; e a construção da ETA (Estação de Tratamento de Água)2, a ser inaugurada em breve.

ÁGUA

A Coden Ambiental completou 45 anos em 2022. A empresa foi criada em 1977 com o objetivo inicial de construir obras públicas municipais. Em 1980, passou a ser a concessionária dos serviços de água e esgoto no município, incorporando o antigo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Em 2018, foram transferidos também à Coden os serviços de manejo de resíduos sólidos (coleta e destinação do lixo comum).

Atualmente, para atender uma população estimada em 61 mil habitantes, a Coden conta com um sistema de captação formado por cinco represas – Recanto 1, 2 e 3 e Lopes 1 e 2 –, de onde são retirados até 19 milhões de litros de água por dia.

paginapopular

Revitalização do Bem-Estar Animal é entregue

Previous article

Teatro Lulu Benencase terá programação cultural intensa no mês de aniversário de Americana

Next article

You may also like

Comments

Comments are closed.

More in Nova Odessa