Brasil

Defesa Civil Estadual reforça atendimento a vítimas e familiares da tragédia em Taguaí

0

A Defesa Civil do Estado encaminhou nesta quarta-feira (25) para Taguaí uma equipe de trabalho para atuar em conjunto com as defesas civis dos municípios na coordenação de esforços para o atendimento às vítimas e suporte aos familiares dos envolvidos no grave acidente que ocorreu com um ônibus e um caminhão na rodovia SP – 249, Alfredo de Oliveira Carvalho, Km 171 da pista Norte, no interior de São Paulo.

A colisão ocorreu entre as cidades de Taguaí e Taquarituba, na região de Piraju, a cerca de 350 quilômetros de distância da capital.

A Defesa Civil do Estado organizou com os poderes públicos dois pontos de acolhimento para assistência e auxílio aos familiares. O IML de Avaré (Rua Mato Grosso, 140) servirá de base para o reconhecimento de corpos e demais orientações. O segundo ponto será na sede da Secretaria Municipal do Bem Estar Social do município de Itaí (Rua Rodrigues Domingues Valim, 485 – Jardim Brasil), com equipes da Defesa Civil do Estado e dos municípios que prestarão toda assistência necessária aos familiares e amigos das vítimas.

Serão disponibilizados pela prefeitura de Itaí três ginásios poliesportivos para o velório das vítimas, vans para transportar familiares que não possuem meios próprios e será emitido Decreto municipal de Situação de Emergência.

O Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Cel. Walter Nyakas, e os Secretários de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, de Saúde, Jean Gorinchteyn, estão em Taquarituba para prestar solidariedade às vítimas e familiares e coordenar os resgates, assim como visitar os hospitais onde estão as vítimas para agilizar a liberação dos corpos e iniciar uma apuração sobre as causas do acidente.

Policiais fazem doação de sangue

Na tarde desta quarta (25), 33 policiais do Comando de Policiamento do Interior (CPI) de Sorocaba compareceram ao Hemocentro de Botucatu para colaborar com a campanha de doação de sangue para as vítimas da tragédia na SP 249, em Taguaí. As ações seguirão nos próximos dias com policiais desta e de outras áreas.

O principal apelo é para os tipos O+ e O-, especialmente este último por ser considerado doador universal (pode ser doado para pessoas de qualquer outro tipo sanguíneo). Pacientes dos tipos AB+ podem receber sangue de qualquer tipo.

O Hemocentro recebe doadores com agendamento prévio, para garantir a segurança da população e profissionais, evitando aglomerações. Funciona de segunda à sexta, das 8h às 16h30 e, aos sábados, das 7h às 12h. Para o agendamento, o Hemocentro disponibiliza aos doadores o telefone (14) 3811-6041 (ramal 240) e os WhatsApps (14) 99624-7055 e (14) 99631-5650.

O Hemocentro de Botucatu é o serviço de referência técnica na área de hemoterapia, sendo responsável por garantir a manutenção dos estoques de hemocomponentes para sua região de abrangência.

Critérios para doar sangue:

· Ter entre 16 e 69 anos (se for menor de idade, só com autorização dos pais e responsáveis);
· Estar com a saúde em dia;
· Pesar, no mínimo, 50 kg;
· Apresentar um documento original, com foto;
· Não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação.

 

paginapopular

Prefeitura de Hortolândia implanta ciclofaixa no Corredor Metropolitano

Previous article

Corpo de Maradona é velado no palácio presidencial da Argentina

Next article

You may also like

Comments

Comments are closed.

More in Brasil