Nova Odessa

Doses chegam, e Nova Odessa retoma vacinação de idosos com 80 anos ou mais nesta sexta-feira

0

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 em idosos e profissionais de Saúde será retomada nesta sexta-feira (26/02) em Nova Odessa. A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde da Prefeitura, por meio da Vigilância Epidemiológica, a partir do recebimento, na quinta-feira (25/02), de um novo lote com 490 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, produzidas no país em parceria com a FioCruz (Fundação Oswaldo Cruz) e distribuídas pelo PNI (Programa Nacional de Imunização).

De acordo com a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner, cerca de 40 pessoas, entre idosos com idade acima dos 80 anos e profissionais da Saúde autônomos e da rede particular, e que realizaram o pré-cadastro pelo site da Prefeitura, foram convocados a comparecer no Ginásio Municipal do Jardim Santa Rosa, entre às 9h e 15h, para receber a primeira dose do imunizante.

“Com a chegada de um novo lote de vacinas, a campanha retorna imediatamente. A meta é avançar no grupo de idosos com mais de 80 anos e também junto aos profissionais de Saúde autônomos e particulares. Por isso, é importante que as pessoas que fazem parte destes grupos prioritários façam o pré-cadastro no site da Prefeitura (o www.novaodessa.sp.gov.br), pois a aplicação está sendo realizada por agendamento, para se evitar aglomerações no ginásio”, destacou Paula.

À medida que o Governo Federal viabiliza mais doses por meio do PNI (Plano Nacional de Imunização), as novas etapas do cronograma e novos grupos do público-alvo da campanha de vacinação contra a Covid-19 avançarão nos municípios.

“Como o ritmo da vacinação dos demais grupos de idosos (com idades menores que 80 anos) depende agora do recebimento de novos lotes de vacinas, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é para que todas as pessoas continuem seguindo os protocolos sanitários, incluindo o uso constante de máscaras fora de casa, a higienização constante das mãos, o uso de álcool a 70% para limpar as superfícies de maior contato e o distanciamento social. Se possível, fique em casa”, afirmou a enfermeira.

ACIMA DE 100%

Durante a Campanha Nacional de Imunização Contra a Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Odessa vem registrando aproveitamento superior a 100% ao total nominal de doses recebidas para a primeira aplicação. Até a última quinta-feira (18/02), a Prefeitura havia recebido 1.319 doses do imunizante para a primeira aplicação, mas a equipe da Saúde Municipal conseguiu aplicar 1.369 primeiras doses – um “aproveitamento” de 103,8%.

De acordo com a enfermeira e coordenadora de Vigilância Epidemiológica, isso foi possível graças a uma combinação de fatores, que vai desde uma quantidade a mais depositada no frasco ao manuseio e extração correta realizada pelas enfermeiras responsáveis pela aplicação da vacina.

“Fizemos ‘render’ 50 doses a mais do que o previsto até agora em Nova Odessa. Sem dúvida vem sendo um grande resultado, com um aproveitamento acima da quantidade nominal de doses contidas nos frascos. Isso demonstra a qualidade técnica dos profissionais envolvidos na campanha vacinação. Existem relatos pelo Brasil de que em algumas cidades o aproveitamento vem sendo de apenas nove doses por frasco da CoronaVac/Instituto Butantan, enquanto nós conseguimos 10 doses em todos eles. Em alguns momentos, conseguimos extrair 11 doses dos frascos, seja do Butantan ou da FioCruz”, finalizou Paula.

DOSES

Nova Odessa também já aplicou a segunda dose em 261 profissionais da Rede Municipal de Saúde, começando novamente pelas equipes da “linha de frente” do atendimento a pacientes sintomáticos na Unidade Respiratório do Jardim Alvorada e do Hospital e Maternidade Municipal. A cidade continua aplicando essa segunda dose, inclusive (o que acontece, obviamente, no mesmo ritmo diário do início da campanha).

As segundas doses (todas da Sinovac/CoronaVac/Butantan) são reservadas e utilizadas conforme o cronograma (sendo aplicadas gradativamente sempre 21 dias após a primeira dose). No geral, já foram aplicadas 1.369 primeiras doses e 261 segundas doses na cidade até aqui, de um total de 1.679 doses recebidas (incluindo aí as 50 primeiras doses que a equipe conseguiu aplicar a mais que as 1.319 recebidas).

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

paginapopular

Deputado Dalben anuncia conquista de R$ 100 mil para a Saúde de Nova Odessa

Previous article

Campanha de Vacinação contra Covid-19 retoma na próxima segunda

Next article

You may also like

Comments

Comments are closed.

More in Nova Odessa