Mundo

Havaí declara emergência e determina retiradas devido a inundações

0

O governador do Havaí, David Ige, declarou emergência no estado norte-americano, depois que chuva intensa causou inundações, deslizamentos de terra e o temor de problemas em represas. As autoridades determinaram a retirada de milhares de pessoas de comunidades ameaçadas pela elevação das águas.

A medida foi tomada depois que uma represa transbordou na ilha de Maui, forçando retiradas e destruindo casas – a condição “insatisfatória” da represa já a havia condenado a uma remoção neste ano, informou o Departamento de Terras.

“A declaração de emergência disponibiliza fundos estaduais que podem ser usados rápida e eficientemente para ajudar aqueles que sofrem o impacto do evento climático severo”, disse Ige nessa terça-feira (9)

A chuva intensa está prevista até sexta-feira (12) e alertas de inundação continuam em vigor pelo segundo dia.

Em nota, o governador informou que o estado de emergência cobre os condados de Hawai’i, Maui, Kalawao, O’ahu e Kaua’i e que o período de alívio de desastres é até 8 de maio.

O Departamento de Gerenciamento de Emergência de Honolulu orientou as pessoas a deixarem Haleiwa, uma comunidade onde vivem milhares de pessoas, ao norte da capital Honolulu.

A rede Hawaii News Now noticiou que duas pessoas foram arrastadas ontem pelas águas. Uma delas, um homem de 27 anos, foi resgatada pelas equipes de apoio, e a busca pela outra recomeçaria nesta quarta-feira.

 

Fonte: Agência Brasil

paginapopular

Contra Covid-19, seguem ações de desinfecção, pela Prefeitura de Sumaré

Previous article

Governo indica mais dois nomes para Conselho da Petrobras

Next article

You may also like

Comments

Comments are closed.

More in Mundo