Mundo

Poupança de famílias japonesas cresce US$ 400 bilhões na pandemia

0

A poupança das famílias japonesas está aumentando em meio à pandemia do novo coronavírus. Uma estimativa do governo mostra que o montante cresceu em centenas de bilhões de dólares entre 2020 e 2021.

O cálculo do Escritório do Gabinete indica que famílias japonesas pouparam um valor adicional de 52,6 trilhões de ienes – cerca de 400 bilhões de dólares, o que representa quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB – a soma de todas as riquezas produzidas no país).

Medo da covid-19

Segundo o escritório, os consumidores gastaram menos, já que passaram mais tempo em casa evitando contaminação da covid-19. Muitos deles também receberam ajuda em dinheiro vivo do governo.

Trata-se de uma história semelhante envolvendo consumidores nos Estados Unidos e na Europa. Dados mostram que famílias americanas tiveram um aumento de 2,6 trilhões de dólares na poupança. Isso equivale a aproximadamente 11% do PIB do país.

Já o montante na zona do euro foi de 800 bilhões de dólares, o que representa quase 7% da produção econômica total do bloco de moeda única até o final de 2021.

paginapopular

PF e Febraban deflagram ação contra quem cede contas para golpistas

Previous article

Ataque dos EUA no Afeganistão mata líder da Al Qaeda

Next article

You may also like

Comments

Comments are closed.

More in Mundo