Nova Odessa

Prefeitura de Nova Odessa avança na vacinação nas instituições de longa permanência

0

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na quarta-feira (03/02) a aplicação de mais 90 doses das vacinas contra a Covid-19 em idosos e funcionários das instituições de longa permanência de idosos, que são as casas de repouso e asilos. Foram atendidas a Casa de Repouso dos Girassóis, Casa de Repouso Orquídea e CAI (Centro de Atendimento ao Idoso). Com as vacinas aplicadas na quarta, o número total de vacinados no município subiu para 567.

“A meta é aplicar, ao longo desta semana, a primeira dose da vacina em todos os idosos que ficam nas instituições de longa permanência, incluindo seus funcionários. Já atendemos cinco de um total de sete instituições”, destacou a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Nova Odessa, Paula Mestriner.

Nesta semana, a Secretaria de Saúde da Prefeitura também abriu o pré-cadastro online dos profissionais da área da Saúde que moram na cidade, mas não trabalham na Rede Municipal – incluindo as seguintes atividades ou profissões: médicos, enfermeiros, auxiliares de Enfermagem, dentistas, fisioterapeutas, nutricionistas, veterinários, fonoaudiólogos, farmacêuticos, terapeuta ocupacionais, psicólogos, biomédicos e educadores físicos.

Estes serão os próximos a receber a primeira dose dos imunizantes, conforme elas forem disponibilizadas pelos governos Estadual e Federal ao Município. Até terça-feira (02/02), cerca de 250 profissionais já se inscreveram para receber a vacina.

No pré-cadastro online, também já são aceitos os idosos da cidade, para a etapa seguinte da imunização – que também depende do recebimento de mais lotes de vacinas pelo Município. Neste caso, devem fazer o pré-cadastro no site da Prefeitura os moradores de Nova Odessa com 60 anos ou mais.

O pré-cadastro de profissionais de Saúde e idosos de Nova Odessa devem ser feito no site http://www.novaodessa.sp.gov.br/, no formulário que pode ser acessado clicando-se no banner “Vacinação contra Covid-19 – Pré-Cadastro Para Grupos Prioritários”.

É preciso informar também um endereço de e-mail do idoso ou do familiar responsável pelo seu cadastramento, para contato posterior por parte da equipe da Saúde Municipal. O interessado deverá informar então nome, data de nascimento, telefone, e-mail de contato e qual o seu grupo prioritário. Ambos os grupos devem ser vacinados já no Ginásio Municipal de Esportes do Jardim Santa Rosa, que está sendo especialmente preparado para a campanha.

“O pré-cadastro por enquanto é para profissionais de Saúde autônomos e idosos. A finalidade é organizar o acesso às vacinas lá no Ginásio do Jardim Santa Rosa, tão logo tenhamos vacinas, e assim evitar eventuais tumultos e aglomerações no local. Todos desses dois grupos devem realizar o cadastro no município, porque ainda não temos acesso aos cadastros do ‘Vacineja’ do Estado”, explicou a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Nova Odessa.

A Secretaria de Saúde fará a verificação destes dados com o cadastro da pessoa no e-SUS, que é o banco nacional de dados do Sistema Público de Saúde. Caso os dados estejam corretos, a pessoa será comunicada por telefone sobre data, horário e local em que será imunizada. A data da aplicação da vacina será agendada conforme a ordem de prioridade definida pelos órgãos superiores de Saúde e mediante a entrega do imunizante pelo Estado ou pelo Ministério da Saúde.

DOSES

Os 418 servidores da Saúde Municipal já vacinados com a primeira de duas doses necessárias – entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, profissionais da limpeza e copa, entre outros – atuam na UR (Unidade Respiratória) do Jardim Alvorada, no Hospital e Maternidade Municipal, no Ambulatório de Especialidades, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no próprio Departamento de Vigilância em Saúde.

Eles foram definidos como a “prioridade dentro da prioridade”, em função do número de doses recebidas até agora pelo Município. Em seguida, outros profissionais da Rede Municipal foram vacinados, incluindo as equipes administrativa e dos serviços de apoio.

Já a vacinação do segundo grupo prioritário da 1ª etapa da campanha – os idosos – depende do envio de mais vacinas ao Município. O Ginásio Municipal de Esportes do Jardim Santa Rosa está sendo preparado para o atendimento dos idosos da cidade com todos os protocolos sanitários.

A segunda dose da CoronaVac/Sinovac Biotech, em parceria com o Instituto Butantan, deve ser aplicada 21 dias após o paciente receber a primeira. Já a vacina de Oxford/AstraZeneca, com parceria da Fiocruz, deve ser reaplicada após 90 dias. Em todos os casos, para receber a vacina em Nova Odessa, vai ser preciso levar ao posto de vacinação um documento com foto, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e um comprovante de residência atualizado na cidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa

paginapopular

Metade dos restaurantes do Rio demitiu desde o início da pandemia

Previous article

Secretarias escolares reabrem, a partir desta quarta-feira (03/02)

Next article

You may also like

Comments

Comments are closed.

More in Nova Odessa