Sumaré

Prefeitura de Sumaré realiza 1.200 testes rápidos da Covid-19

0

A Secretaria de Saúde de Sumaré realizou no último sábado, dia 18, a primeira etapa da testagem rápida da Covid-19 para a população que não apresenta sintoma da doença. Foram aplicados 1.200 testes em toda a cidade e 40 pessoas foram diagnosticadas com o coronavírus, orientadas e estão sendo monitoradas pela Secretaria.

A ação teve como objetivo realizar a busca ativa de pacientes assintomáticos e proporcionar um diagnóstico mais ágil, evitar a aglomeração nas unidades de saúde e separar as pessoas assintomáticas, mas que já tiveram uma gripe ou contato com alguém que testou positivo para o coronavírus, por exemplo, dos pacientes que estão com suspeitas e acabam contaminando esse público sem sintomas, a chamada contaminação cruzada.

Em breve, novas testagens serão realizadas. Os testes estão sendo disponibilizados aos poucos, de maneira organizada e com agendamento, para atender com qualidade e proteção todos que necessitam. Além disso, esses dados são importantes para um mapeamento das regiões com mais incidências de caos, sendo possível intensificar as ações nesses locais.

“Inicialmente, ofertamos 750 testes nessa primeira etapa e realizamos um pré-cadastro dos moradores para fazer a testagem de maneira agendada. Porém, devido à grande procura durante o cadastramento e nas unidades de saúde ao longo da testagem, o Município solicitou a ampliação da quantidade de testes e conseguiu mais 450 unidades. Ressaltamos que 50% dos cadastrados não comparecem nas unidades e as equipes chamaram os próximos munícipes da fila de espera. É importante que as pessoas ajam com responsabilidade nas próximas etapas, pois, em breve, um novo cadastramento será liberado. Atendemos e realizamos testes diariamente em pacientes com sintomas e suspeitas, porém, é importante ampliarmos a a busca ativda dessas pessoas assintomáticas, que muitas vezes tiveram contato com alguém bem próximo e que testou positivo para a doença, além de diminuir a procura e aglomeração das unidades de saúde”, explicou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.

A Prefeitura já vem realizando a testagem rápida nos colaboradores, iniciando pelos profissionais da linha de frente, considerados de risco, pois trabalham diariamente contra a pandemia, e estendendo para os demais colaboradores, a fim de mapear se algum profissional está com o vírus, protegendo tanto o funcionário quanto a população.

Em Sumaré, todos os cidadãos que apresentarem sintomas leves da doença, por exemplo, devem procurar a unidade localizada na sua região: Região Central/Rural (UBS Veccon), Região do Matão (UBS Matão), Região do Picerno (UBS Bordon), Região do Maria Antonia (UBS Florely), Região da Área Cura (UBS Ypiranga) e Região de Nova Veneza (PA-CIS Nova Veneza, segunda entrada), de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, e também as UPAS Macarenko e Matão, 24 horas, sete dias por semana. Todos são atendidos respeitando os protocolos exigidos pelos órgãos sanitários e de saúde.

 

Fonte: Assessoria de imprensa

paginapopular

Hortolândia ganha mais três PEVs Pontos de Entrega Voluntária de Entulho

Previous article

Mais de 700 mil receberão amanhã 1ª parcela do auxilio emergencial

Next article

You may also like

Comments

Comments are closed.

More in Sumaré