Americana

Prefeitura entrega novo tomógrafo computadorizado ao Hospital Municipal

0

A Prefeitura de Americana entregou nesta quarta-feira (3) um novo aparelho computadorizado de tomografia. O equipamento foi cedido pelo Estado e será utilizado no diagnóstico por imagens no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. A aquisição do novo tomógrafo foi intermediada pelo deputado federal, Vanderlei Macris, junto à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

O novo equipamento vai proporcionar exames de melhor qualidade, além de reduzir o tempo do procedimento, o que irá garantir maior oferta aos usuários da rede municipal de saúde.

O aparelho é de última geração e tem a capacidade, por exemplo, de realizar uma avaliação completa de tórax em apenas dez segundos. Ele possui 16 canais, o que torna o exame extremamente rápido e com melhor resolução de imagem. O aparelho permite menor exposição à radiação e mais conforto ao paciente, devido ao formato da mesa.

“Ele faz a reconstrução das imagens nos vários planos ortogonais, facilitando o diagnóstico correto e com menos exposição de radiação ao paciente. Além disso, a mesa suporta até 200 quilos, o que permite mais conforto à maioria dos pacientes”, destacou a supervisora técnica em radiologia médica e coordenadora do setor, Fabiana Chaves.

A entrega oficial contou com a presença do prefeito Chico Sardelli e do vice Odir Demarchi. “Não é todo dia que uma cidade recebe um tomógrafo. É um momento muito importante para nossa saúde, que já teve muitos avanços como a Unacon, reformas de unidades de saúde e muito mais. Os profissionais de saúde também estão de parabéns. Não temos palavras para expressar nossa gratidão”, comemorou o prefeito Chico.

Atualmente, o HM realiza em torno de 630 tomografias mensalmente, sendo exames realizados por demanda do próprio Hospital, do Núcleo de Especialidades e das UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Sala humanizada
O local onde são realizadas as tomografias possui um ambiente acolhedor, classificado como “sala humanizada”, onde os pacientes permanecem de frente a uma parede com a imagem de uma praia.

“Essa imagem remete à paz e tranquilidade. É cientificamente comprovado que as salas de tomografia causam medo ao paciente. Então, a gente humanizou o local para tirar o foco do exame e deixá-lo mais à vontade durante o procedimento. Quanto mais calmo o paciente, melhor será a qualidade do exame”, explicou Fabiana.

A diretora do Hospital Municipal, Lilian Franco de Godoi dos Santos, disse que a partir de agora o novo tomógrafo dará mais agilidade nos exames de tomografia computadorizada, e que isso irá se traduzir em mais oferta do procedimento à população. “Com um equipamento moderno como esse, os exames serão realizados com mais agilidade, o que em tese aumenta também a oferta, a quantidade de agendamentos”, esclareceu.

O secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, comemorou a entrega e afirmou que o novo aparelho irá beneficiar diretamente os usuários da rede municipal de saúde do município. “Agora a população conta com um equipamento novo, sofisticado e com imensa capacidade operacional, o que irá trazer grandes benefícios na realização de exames por imagem. É uma conquista junto ao governo do Estado, que vem somar a tantas outras realizações da Administração Municipal em prol da saúde pública de Americana”, ressaltou.

Também estiveram presentes na entrega o secretário de comunicação, Allisson Roberto; o presidente da Fusame – Fundação de Saúde de Americana, Fábio Beretta Rossi; o secretário adjunto de Saúde, Fábio Joner; e os vereadores Lucas Leoncine, Thiago Brochi e Pastor Miguel.

paginapopular

Fundo Social promove neste sábado ‘Bazar do Jeans’ beneficente

Previous article

China anuncia suspensão de diálogo com EUA por visita de Pelosi

Next article

You may also like

Comments

Comments are closed.

More in Americana