Sumaré

Produção da Usina Municipal RCC de Sumaré é usada em serviços de infraestrutura

0

A Usina Municipal RCC – Resíduos da Construção Civil da Prefeitura de Sumaré iniciou a semana a todo vapor e com capacidade máxima. Diariamente são trituradas aproximadamente 45 toneladas de pedra brita – utilizada em serviços de infraestrutura, inclusive na manutenção das estradas do Município. Em pleno funcionamento, a usina gera economia aos cofres municipais, especialmente nas obras de recuperação de ruas (recapeamento das vias públicas), terraplanagem e compactação de solo das estradas rurais. Além disso, também tem papel importante na preservação do meio ambiente, pois a Administração Municipal dá o destino correto para a maioria dos materiais, antes levados para o aterro sanitário.

A Usina Municipal RCC é licenciada junto aos órgãos ambientais e está apta a produzir. “Além de gerar economia, já que os materiais que chegam são restos de entulhos de construções dos sumareenses e das regionais que são processados, há ainda a questão da preservação do meio ambiente, pois esse material seria depositado no aterro, e em nosso Município está tendo utilidade”, explicou o secretário de Serviços Públicos e de Obras, Aparecido Fernandes.

Em Sumaré, a Lei Municipal n° 4.169 de 12 de maio de 2006 é específica para destinação de RCC’s e determina a quantidade de entulhos e materiais que pode ser destinado. A legislação permite que os moradores destinem até 50 quilos de RCC aos pontos de coleta das Regionais, e no caso das empresas consideradas ‘grandes geradoras’, elas ficam encarregadas de destinar corretamente os entulhos através de empresas especializadas.

A seleção dos materiais é feita nas sete Regionais, pois nem tudo pode ser utilizado. São aceitos restos de tijolos, cerâmica, concreto, rocha, argamassa, telhas, reboco, entre outros. A Usina Municipal RCC está localizada na Avenida João Argenton, nº 3.331 (próximo à divisa com Nova Odessa).

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

paginapopular

Fies: inscrições para vagas remanescentes são retomadas hoje

Previous article

Confaz divulga nova tabela de preços médios de combustíveis

Next article

You may also like

Comments

Comments are closed.

More in Sumaré