Nova Odessa

Projeto Gota d’Água 2020: Nova Odessa vence o prêmio ‘Sua Gota Faz a Diferença’

0

Com um vídeo desenvolvido por alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) ‘Professora Alvina Maria Adamson’, do Jardim São Jorge, Nova Odessa conquistou na última sexta-feira (11) o primeiro lugar do prêmio ‘Sua Gota Faz a Diferença’, conferido pelo Consórcio PCJ (Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). A premiação anual é promovida pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade e envolve os municípios participantes do Projeto Gota d’Água. O anúncio dos vencedores ocorreu durante o ‘Water Summit 2020’, seminário digital realizado para debater as temáticas da água e meio ambiente nas Bacias PCJ.

Em um ano em que as capacitações ocorreram de forma remota por conta da pandemia do novo coronavírus, as atividades do Projeto Gota d’Água – criado em 2015 pelo Consórcio PCJ para ampliar a as atividade de educação ambiental nos municípios – tiveram como tema ‘Os ODS [Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela ONU – Organização das Nações Unidas] na construção do mundo que queremos’.

Ao longo do ano, estudantes da rede municipal de Nova Odessa discutiram a importância do uso adequado da água e da preservação da natureza. As atividades foram realizadas dentro do programa ‘Aprender em Casa’, desenvolvido pela Secretaria de Educação para que os alunos pudessem continuar estudando em meio à pandemia.

O vídeo vencedor, com três minutos de duração, parte da pergunta ‘Cadê a água que estava aqui?’ para conscientizar as pessoas sobre a importância da água e do equilíbrio ambiental para a sobrevivência dos seres humanos, animais e plantas do planeta. Além de estudantes cantando e pedindo mais cuidado com o meio ambiente, o trabalho exibe trabalhos acerca do tema feitos pelos estudantes da escola durante o ano letivo.

A escolha do melhor projeto foi feita por uma banca examinadora composta por especialistas em educação e meio ambiente, além de profissionais de comunicação. Os outros nove municípios finalistas do concurso foram Americana, Bragança Paulista, Hortolândia, Itupeva, Limeira, Louveira, Piracaia, Salto e Cosmópolis.

Para a secretária de Educação de Nova Odessa, Claudicir Brazilino Picolo, a premiação mostra a evolução da educação ambiental na rede municipal. “Em 2019, ficamos entre os cinco ‘Destaques do Ano’, com um projeto apresentado pela escola ‘Prefeito Simão Welsh’. Agora, conquistamos o primeiro lugar, em um ano difícil, com trabalho remoto e uso de ferramentas alternativas no processo de ensino. Isso é muito gratificante! Parabéns aos alunos, professores, gestores escolares, à equipe pedagógica coordenada pela Érika Sanches e às famílias, hoje representadas pela escola Alvina”, avaliou a secretária.

A diretora de Gestão Pedagógica e Educação Especial da rede, Érika Sanches, ressaltou como a superação foi determinante em todo processo. “Iniciamente, imaginamos que não seria possível desenvolver o trabalho. Mas, as nossas escolas, professores e alunos se superaram e encontraram possibilidades de desenvolver o projeto, discutir os ODS com as famílias e produzir o produto final. Esse prêmio representa a capacidade da educação, a importância da escola para a sociedade”, afirmou Érika.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

paginapopular

Prefeitura de Hortolândia, obra de barracão no Cier entra na reta final

Previous article

Nova Odessa registra 12 novos casos de coronavírus e totaliza 1.431 infectados

Next article

You may also like

Comments

Comments are closed.

More in Nova Odessa