Sumaré

Projetos em Sumaré são destaques nas redes sociais do País!

0

Uma boa educação é a base de tudo! Investir na formação cidadã das crianças é essencial para a construção de uma sociedade cada vez melhor! E ser reconhecido pela qualidade do ensino ofertado é gratificante. Nesse quesito entram em cena os Projetos Especiais da Secretaria de Educação da Prefeitura de Sumaré: CEAV (Centro de Educação Ambiental Vivenciada); Recanto dos Animais Henrique Pedroni, educação ambiental e lazer em um lugar; Cidade Mirim de Trânsito – uma réplica que representa as vias comuns existentes nas cidades, e Biblioteca Infantil Myrella Rossi Mobilon – a Casa do Conto. Eles receberam nessa terça (29) o reconhecimento pela relevância nas contribuições pedagógicas. Esse ano, devido à pandemia do coronavírus, os Projetos Especiais ganharam novo formato, aonde a equipe leva diversão e conto aos alunos em casa, por meio das redes digitais. Os vídeos postados em atividades de home school obtiveram mais de 90 mil visualizações em todo país. “Recebemos o reconhecimento da Rede Pedagógica e só tenho a agradecer à atual Administração Municipal, pela valorização do setor educacional em nossa cidade, e a minha preciosa equipe, pelo belo trabalho”, comemorou a coordenadora dos Projetos, profª. Fernanda Moranza.

O CEAV é uma área verde localizada ao lado da Escola Municipal José de Anchieta, dedicado exclusivamente à conscientização das crianças sobre a importância de preservar o meio ambiente. O espaço possui uma grande variedade de plantas e árvores, muitas delas nativas, lago com peixes, horta, jardim sensorial, mini orquidário, pomar, plantações de leguminosas e ervas medicinais, área de compostagem, além de uma sala pedagógica e quiosques em meio à natureza para que os alunos possam realizar as atividades pedagógicas propostas pela Secretaria Municipal de Educação.

Por meio dos estudos de campo proporcionados no CEAV, os pequenos sumareenses são incentivados desde cedo a adotar hábitos que promovam a sustentabilidade, a preservação dos recursos naturais e o respeito incondicional a todas as formas de vida. O CEAV atende a alunos de três a quinze anos das escolas municipais, estaduais, particulares e entidades, sempre mediante agendamento prévio. Além disso, o espaço é utilizado por grupos de escoteiros nos finais de semana, que também ensinam valores como o respeito, a disciplina, fazer o bem ao próximo e cuidar do meio ambiente.

Recanto dos Animais

Bem-vindos ao Recanto dos Animais Henrique Pedroni, educação ambiental e lazer: um lugar para se encantar. O espaço de Educação Ambiental da Prefeitura de Sumaré e conta com uma variedade de animais domésticos: pavão, faisão, pato, peru, ganso, coelhos, porquinho da índia, cabra, bode, carneiro, ovelha, galo, galinha, pintinhos, boi e mini boi, calopsitas e pombos, entre outros. Além disso, tem sido uma excelente opção de diversão para todas as idades e atraído famílias inteiras. Lá, a garotada passeia pelo local, tem contato direto com os bichinhos e aprende sobre os hábitos e características das espécies.

O Recanto dos Animais abre aos sábados e domingos, das 9 às 17h, para visitação do público em geral. Fica na Rua Alcina Raposeiro Yanssen, 651 – mesmo calçadão do antigo zoológico – no Parque Franceschini.

Cidade Mirim de Trânsito

Um lugar fofo, colorido, com a carinha e a alegria infantil. Mas isso não é tudo! A Cidade Mirim de Trânsito – uma réplica que faz toda a diferença, já que representa as vias comuns existentes nas cidades, só que reduzidas para que os pequenos condutores aprendam as regras do trânsito. No espaço, as crianças recebem orientações importantes sobre educação no trânsito. Além do aprendizado lúdico e informativo, a prática é a parte divertida em que elas percorrem o trajeto de bicicleta ou triciclo e aprendem a respeito da sinalização de solo, placas, semáforos, normas e conceitos, e são estimuladas para atitudes positivas e seguras com relação ao trânsito.

Os alunos trafegam nas bicicletas ou triciclos pelas ruas pequenas e sinalizadas, sempre utilizando acessórios de segurança, como capacete, cotoveleiras e joelheiras. Também contam com outras atividades pedagógicas no espaço, tendo em vista que a finalidade do projeto é sensibilizá-los com relação à segurança pessoal e coletiva no trânsito. Bom destacar ainda que os materiais utilizados são sustentáveis, como os quebra-cabeças, por exemplo, feitos de papelão. A Cidade Mirim do Trânsito está localizada na Rua Antonio Marques, nº 357, Jardim São Carlos.

Biblioteca Infantil

Faça você também a sua parte! Pequenas atitudes geram grandes transformações! A Biblioteca Infantil Myrella Rossi Mobilon é um espaço lúdico de vivência literária administrado pela Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de aproximar as crianças ao ‘mundo encantado do faz de conta’. O local recebe alunos dos quatro cantos do Município. Todo ano a equipe de professores e recreacionistas se dedicam à criação de cenários, trajes artísticos, fantasias para abordagem de novos contos e teatros musicais.

Biblioteca Infantil se tornou a ‘casa de contos’, ou seja, local de interações literárias e vivências lúdicas por meio do ‘fazer histórias’. É aberta para alunos e professores através de agendamento prévio. “Já atendemos todas as escolas do município, inclusive alunos da rede particular, PROEB, entidades e ONGs. Estudantes de vários municípios vizinhos já estiverem conosco”, concluiu Fernanda Moranza.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa 

paginapopular

Nova Odessa tem dois novos casos de Covid-19 e totaliza 853 infectados

Previous article

Caixa abre 770 agências amanhã para pagar auxílio emergencial e FGTS

Next article

You may also like

Comments

Comments are closed.

More in Sumaré