Sumaré

Secretário Municipal de Saúde de Sumaré faz diligência nas UPAs

0

Acompanhar ‘in loco’ os serviços oferecidos aos cidadãos. Com essa finalidade e por determinação do prefeito Luiz Dalben, o secretário municipal de Saúde de Sumaré, Rafael Virginelli, tem feito diligência nas UPAs Macarenko e Matão e no Hospital de Campanha. A visita aos órgãos de saúde tem sido frequente, como parte dos trabalhos da Administração Municipal no enfrentamento à Covid-19. A intenção é verificar o fluxo de pacientes e o atendimento nesses locais. “Temos feito visitas rotineiras às UPAs, que tiveram os leitos ampliados, e ao Hospital de Campanha – que entrou em funcionamento no dia 15 deste mês. Isso é parte do comprometimento da atual gestão no tocante ao atendimento ofertado aos sumareenses”, explicou Virginelli.

Mesmo com taxa de ocupação controlada nas UPAs, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus decidiu iniciar os atendimentos no Hospital de Campanha, ampliando as opões aos munícipes. O órgão está funcionando numa área construída de 10 mil metros quadrados do antigo hospital Madre Theodora, localizado na região de Nova Veneza. A unidade oferta 20 leitos de retaguarda clínica viabilizados pelo Município, sendo cinco de estabilização com ventilação mecânica. A estrutura temporária poderá ser ampliada para 30 leitos, se necessário, e é exclusiva para atendimento dos pacientes diagnosticados com a doença e já referenciados junto às UPAs Macarenko e Matão.

O Chefe do Executivo sumareense destacou a importância de acompanhar de perto esse atendimento. “A presença do secretário Virginelli reforça o nosso trabalho, no enfrentamento ao coronavírus, iniciado em janeiro; e desde então estávamos viabilizando a implantação do Hospital de Campanha junto ao grupo Amil, e que já está sendo de grande ajuda no atendimento dos casos de coronavírus mais leves, pois os casos mais graves continuam sendo atendidos nas UPAs Macarenko e Matão, que estão estruturadas para essa finalidade. A Unidade Respiratória da UPA Macarenko conta com onze leitos, além de outros preparados para o atendimento da doença”.

Desde o começo da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde tem colocado em prática várias ações, dentro do plano de contingência, visando os cuidados com a doença e a saúde e proteção da população. As UPAs foram adequadas e tiveram a ampliação dos leitos, e as equipes foram capacitadas. Também foram criados espaços de referências, de acordo com as determinações do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

Além disso, é disponibilizado atendimento nas unidades de referências específicas em cada região para tratamento da Covid-19. Os moradores que apresentarem sintomas leves da doença, por exemplo, devem procurar a unidade localizada na sua região: Centro/Área Rural (UBS Veccon), Matão (UBS Matão), Picerno (UBS Bordon), Maria Antônia (UBS Florely), Área Cura (UBS Ypiranga) e Nova Veneza (PA-CIS Nova Veneza, segunda entrada).

“Agradecemos a parceria do Deputado Estadual Dirceu Dalben, pois ele que já havia conquistado cinco respiradores para Sumaré, que estão na UPA Macarenko, e recentemente conquistou outras cinco unidades para o Hospital de Campanha”, finalizou o prefeito Luiz Dalben.

 

Fonte: Assessoria de imprensa

paginapopular

Vacinação contra gripe termina nesta sexta em Nova Odessa

Previous article

Copa do Nordeste começa fase de mata-mata neste sábado

Next article

You may also like

Comments

Comments are closed.

More in Sumaré