Sumaré

Sumaré se destaca entre as 100 melhores cidades para se viver no país

0

Uma excelente notícia! Sumaré está entre as 100 melhores cidades para se viver no país. O levantamento IDGM (Índice dos Desafios da Gestão Municipal) 2021 da consultoria Macroplan foi publicado pela Revista Exame nesse dia 09 de fevereiro. De acordo com a publicação, o Município ganhou quatro posições, na comparação com o último ano, e aparece em 22º lugar no ranking geral das maiores cidades com mais de cem mil habitantes. O prefeito Luiz Dalben comemora o resultado, afinal Sumaré também carrega o título de cidade promissora das Américas. “Mesmo com as dificuldades financeiras impostas aos municípios brasileiros por causa da pandemia do coronavírus, com queda na arrecadação, temos honrado e mantido o compromisso de investir em todas as áreas, agregando excelência aos serviços ofertados à população”, comentou o Chefe do Executivo sumareense.

Das áreas analisadas, Saúde recebeu a melhor posição: 8ª. Com grandes investimentos pela Administração Municipal, a área avança com qualidade e queda na taxa de mortalidade infantil. O trabalho e a dedicação de uma Administração séria e sólida têm rendido bons frutos. São 15 unidades de saúde, incluindo a UPA do Matão e centros especializados. Os avanços continuam com reformas das UFS Picerno e Santa Clara. As obras da UPA Denadai, a terceira da cidade, seguem em ritmo acelerado! Em funcionamento, a unidade vai oferecer serviço de urgência e emergência de forma mais ágil. A expectativa é atender 12 mil usuários por mês.

“Saúde sempre foi nossa prioridade, mas este ano tivemos novos desafios que exigiram um plano de ações forte e eficiente. Nossa saúde nunca esteve tão bem preparada e equipada. Temos investido na capacitação dos colaboradores, em melhorias estruturais, administrativas e de atendimento. Trabalhamos com seriedade para oferecer um atendimento cada vez mais digno e humanizado para toda a população”, disse o prefeito Luiz Dalben.

Segundo o IDGM, a Educação ocupa a 25ª posição no ranking por área. Sumaré alcançou 6,3 pontos no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Ensino Fundamental I na rede pública ano passado, nota maior que a média dos 100 maiores municípios do país – também graças aos recursos aplicados. Entre as obras em andamento, as escolas municipais Maria Luisa Cia Medeiros e Lucélia, na região do Picerno, vão atender mais de 500 alunos da Educação Infantil. Além disso, foram concluídas as obras de reforma e ampliação da Escola Municipal do Parque Regina, na região do Matão. Com a ampliação, será possível atender também o Ensino Fundamental I (alunos do 2º ao 5º ano) e os estudantes do Ensino Infantil. E mais de 2.500 vagas do Ensino Infantil à graduação.

SUMARÉ MAIS SEGURA

Sumaré continua registrando queda nos índices criminais. Conforme o IDGM, a cidade ocupa na área da Segurança a 37ª posição. Outra estatística importante da SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública) garante queda nos índices criminais. De acordo com órgão, o Município contabilizou uma redução de furtos e roubos de veículos ano passado em comparação com o mesmo período de 2019. Foram registradas 591 ocorrências no ano de 2020 contra 833 em 2019, o equivalente a 37,6%. Também houve redução no registro de furtos e roubos diversos (pessoas, casas e comércios). Foram 2.252 ocorrências ano passado contra 3.139 no ano anterior, ou seja, diminuição de 28,2%. Roubos de carga tiveram queda de -46%. Os dados apontam 32 ocorrências ano passado contra 60 no ano anterior. Lesão corporal dolosa diminuiu: 666 ocorrências em 2020 contra 741 em 2019 (-10%). Felizmente, latrocínio (roubo seguido de morte), a cidade não registra ocorrência pelo segundo ano consecutivo.

“Essa queda nos índices de criminalidade é resultado de um trabalho integrado da nossa Guarda junto às Polícias Militar e Civil. Seguimos realizando várias operações, entre elas, a Pancadão e Bar Legal, que fiscalizam aglomerações, denúncias e práticas ilícitas. A intensificação destas ações, sem dúvida, auxilia na segurança da nossa população. Além disso, as câmeras de videomonitoramento – em locais estratégicos da cidade – novas viaturas e equipamentos também ajudam a inibir a ação de criminosos ”, destacou o Chefe do Executivo sumareense.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

paginapopular

Prefeitura de Nova Odessa já vacinou mais de 1.000 pessoas contra a Covid-19

Previous article

Leitinho recebe visita do novo diretor da Agemcamp, Bill de Souza

Next article

You may also like

Comments

Comments are closed.

More in Sumaré